Empacotando produtos

Um pacote de produto bem embalado, além de proteger o produto, mostra o zelo e respeito que sua empresa tem pelo cliente. Afinal de contas, do que adianta um e-commerce lindo, bem estruturado se o produto chega ao cliente todo destruído?

Aqui vamos ver o padrão de embalagem exigido pelos Correios, mas que pode ser aplicado para qualquer transportadora ou outro meio de entrega.

1 – Coloque a caixa no meio do papel.

2 – Dobre o papel em volta do pacote.

No lado horizontal do papel, pegue um lado e dobre-o sobre a caixa. Pegue o outro lado e dobre-o também. Dobre as laterais para dentro, tomando cuidado para que não crie rugas no papel. Use fita adesiva para prender o papel na caixa.

3 – Dobre um lado de cada vez.

Dobre os cantos, formando triângulos. Dobre a ponta reta por cima e prenda na parte de cima do pacote (a parte que será o fundo depois que você terminar). Passe fita adesiva. Repita no outro lado.

4 – Proteja o pacote.

Passe fita adesiva de papel kraft ou fita adesiva larga comum em todas junções do papel.

4 – Sinalize os cuidados necessários.

Caso seja necessário, sinalize o pacote com as informações de “Frágil”, “Este lado para cima”, “Proteger da umidade”, etc. Passe fita adesiva correspondente de lado a lado no pacote.

5 – Sinalize o Remetente e o Destinatário.

Cole ou escreva as informações de remetente e destinatário de cada lado do pacote, sendo o destinatário na parte de cima do pacote e o remetente na parte inferior do pacote. Isto facilitará o manuseio do pacote pelos Correios. Caso não seja possível virar o pacote para incluir as informações de remetente, coloque a informação na lateral da caixa. Em último caso, quando não for possível nenhuma das opções acima, as duas informações podem estar no mesmo lado do pacote, sendo Destinatário acima ou à esquerda e o Remetente abaixo ou à direita.

Modelo de etiqueta de acordo com os Correios.

O destaque maior deve ser para o Destinatário. Mas é importante que as informações de Remetente estejam muito bem visíveis.

Opcionalmente pode ser utilizado um aplicativo do tipo “endereçador”, onde as informações são digitadas diretamente nos campos correspondentes e depois impressas na forma de etiquetas.

Uma boa opção de aplicativo endereçador pode ser encontrada diretamente no site dos Correios, acessando o link abaixo:

http://www2.correios.com.br/enderecador/
As informações são digitadas diretamente no site dos Correios e impressos em qualquer impressora.

Basta preencher todos os campos disponíveis e imprimir a etiqueta (em papel comum, A4, oficio, etiquetas adesivas, etc), recortar cada etiqueta e colar no pacote utilizando fita adesiva transparente larga. Para imprimir em etiquetas autocolantes, verificar modelos e marcas compatíveis no próprio site dos Correios.

Dimensões do pacote para cálculo do frete

Todas as lojas da Connectro Vendas Online utilizam o padrão definido pelos Correios como base para o cálculo do frete dos produtos comercializados.

Como dimensões mínimas os Correios estipulam que um pacote deve ter:

Comprimento: 16 cm
Altura: 02 cm
Largura: 11 cm

O frete será calculado utilizando as medidas mínimas dos Correios para todos os pacotes que apresentarem medidas inferiores no Comprimento, Largura ou Altura.