Como tirar fotos de produtos

Dicas rápidas:

– Procure tirar as fotos em local iluminado, com luz natural. Pela manhã a luminosidade é a ideal.
– Se o produto for colorido, use um fundo branco, como uma cartolina.
– Se o produto for branco, use um fundo escuro.
– Tire a foto do produto isolado, sem outros objetos que tirem o foco do produto.
– Evite sombras ou reflexos na foto.
– Tire fotos do mesmo produto em ângulos diferentes.
– Tire fotos do produto em funcionamento, se possível.
– Nunca (nunca mesmo) use flash.
– Tire fotos ampliadas de detalhes importantes, como botões, texturas, etc.

Uma foto bem tirada, com fundo neutro e que mostre os detalhes de seu produto pode definir o sucesso de um produto. Mas, para que se tenha o sucesso desejado, o cliente deve ter uma boa impressão do seu produto. No caso das lojas virtuais, o cliente não tem a oportunidade de ter contato físico com o produto e nem tem um vendedor ao lado para tirar dúvidas. Assim, quanto melhores as fotos e a descrição dos seus produtos, maior a chance de você encantar o seu cliente e ele realizar uma compra. Você sabia que tirar fotos de qualidade do seu produto pode ser uma tarefa simples? Com um pouquinho de técnica você já consegue tirar boas fotos.

Para tirar fotos profissionais o ideal é que se tenha um estúdio e uma câmera fotográfica profissional. Mas, nem sempre (quase nunca) isso acontece. Então vamos ensinar a montar um estúdio fotográfico caseiro, para que você mesmo possa tirar as fotos dos seus produtos com seu celular. Com uma câmera de um celular comum você pode obter resultados muito bons, suficientes para causar uma boa impressão no cliente.

COMO MONTAR O ESTÚDIO CASEIRO

A montagem do estúdio em casa é muito simples. Apresentaremos aqui dois modelos distintos que você pode fazer, dependendo do seu gosto e necessidade. O primeiro modelo é esse:

Você pode montar o mini estúdio mostrado acima facilmente, utilizando uma mesa encostada na parede. Na foto o acima, podemos ver três elementos principais:

1 – Luminária de mesa, daquela comum mesmo que você tem em casa ou pode comprar em um supermercado. Utilize uma lâmpada fluorescente e envolva a luminária com papel vegetal. Esse papel é importante pois ele vai distribuir melhor a luz, evitando reflexos no seu produto.

2 – Cartolina branca ou da cor que você desejar. Prenda a cartolina na parede e na mesa de forma que a cartolina forme uma espécie de “escorregador”. Não dobre a cartolina, a idéia é que ela não tenha dobras e quando você tirar a foto pareça que tem um fundo infinito. O seu objeto deve ser colocado de forma que a cartolina fique no fundo.

3 – Duas caixas com folhas brancas coladas. Essa folha serve para refletir parte da luz de volta para o objeto, impedindo que se formem sombras.

Com a estrutura montada, basta que você tire a foto com seu celular ou câmera fotográfica. Agora o importante é não tremer a mão para a foto ficar perfeita. Procure fixar a câmera ou apoie o braço para evitar que a foto saia tremida.

Abaixo podemos ver outro modelo de mini estúdio:


Foto: site Forum Modelismo na net

Esse mini estúdio foi construído com uma caixa de papelão. O primeiro passo é colocar a cartolina branca atrás, formando o fundo infinito, como no modelo mostrado anteriormente. Em seguida, corte as laterais da caixa formando “janelas”. Nessas “janelas”, cole papel vegetal, assim como mostrado na foto acima. Os cortes devem ser feitos nas laterais e acima. Em cada uma dessas janelas deve ser posicionada uma luz. Como explicado anteriormente, o papel vegetal distribui a luz e as luzes laterais impedem a formação de sombras.

Importante: Não use flash

Essa é uma dica muito importante. Muitas pessoas acham que o flash é indispensável nas fotos, mas esse é um engano. O flash é bem vindo em algumas ocasiões, mas no momento de tirar a foto do seu produto, desligue o flash. Ele pode criar reflexos no produto, deixando a foto ruim. Nos preocupamos tanto com a luz no nosso mini estúdio fotográfico justamente para criar a iluminação necessária e dispensar o uso do flash.