Instagram

p

Antes de começar

O que você vai precisar para configurar o Facebook em sua loja CARTIFY:
– Conta do Facebook;
– Página (fanpage) no Facebook;
– Conta comercial no Instagram;
– Ativar o Instagram Shopping;
– Plano Cartify Avançado ou Premium.

Todas as lojas CARTIFY, dos planos Avançado e Premium já possuem integração com o Instagram por padrão.

O CARTIFY irá vincular as informações da sua loja ao Instagram Shopping. Após concluída esta vinculação, será criada um botão loja dentro da sua conta do Instagram.

Importante: O processo de compra será feito pela sua loja CARTIFY.

Siga abaixo o passo-a-passo para começar a vender seus produtos pelo Instagram.

Para começar, será necessário entrar em sua loja, no menu Configurações -> Configurações da loja, aba Integrações, conforme figuras abaixo:

Clique na aba Integração.

Clique na opção Venda com Instagram.

Atenção: esta opção está disponível apenas para lojas inscritas nos planos Avançado e Premium.

Início

Clique no botão Entrar com Facebook para vincular sua conta Facebook e acessar sua conta comercial do Instagram.

Página do Facebook

Selecione a página que será vinculada à sua loja CARTIFY. Esta página deverá estar vinculada, também, a uma conta comercial do Instagram para que seus produtos possam ser marcados.

Integrar sua loja CARTIFY ao Instagram é a maneira mais fácil e rápida para marcar seus produtos em suas publicações e permitir que as pessoas possam comprá-los direto de suas postagens.

E o melhor de tudo: você controla pedidos, pagamentos e informações dos produtos em um só lugar, sua loja CARTIFY.

Catálogo de Produtos

Para o Instagram Shopping (Compras), os produtos devem estar alocados em um catálogo de produtos do Facebook. Para enviar os produtos cadastrados em sua loja CARTIFY para o Instragam é necessário antes criar um catálogo de produtos. É possível criar quantos catálogos desejar, separando seus produtos por categorias, por exemplo.

Criando um Catálogo

Para criar um catálogo, clique no botão Adicionar Catálogo.

Informe o título (nome) do catálogo.

Nos filtros de produto, é possível selecionar os produtos que serão incluídos neste catálogo. Use os filtros para selecionar categorias, tipos de produtos, filtrar pelo estoque, ou simplesmente incluir ou excluir produtos individualmente.

Sobre o Catálogo:

– Loja do Instagram: um catálogo é o banco de dados, segmentado, ou não, onde seus produtos ficam guardados dentro do Facebook. O Instagram Shopping vincula este catálogo a sua conta comercial e seus produtos podem ser marcados em suas publicações. A atualização de seu catálogo é automática, a partir de seus produtos em sua loja CARTIFY.

Produtos Proibidos

Atenção: Segundo as Políticas do Facebook, não é permitido vender produtos digitais, como assinaturas, músicas, jogos, arquivos PDF, filmes, entre outros. Para saber mais sobre os produtos proibidos pelo Facebook, acesse: Políticas do Facebook

O CARTIFY possibilita que as informações do produto enviadas ao catálogo possam ser personalizadas.

Após criar o catálogo, clique na seta para cima, conforme imagem abaixo, para retornar à página de configuração do Instagram Shopping.

MPN (Número da Peça do Fabricante) é um código único fornecido pelo fabricante do produto. O CARTIFY utiliza o ID do Produto (código identificador) para identificar o produto. O ID do produto é atribuído automaticamente quanto um produto é criado. O ID não pode ser alterado.

Como padrão, é envido ao Instagram o ID do Produto, entretanto é possível enviar o conteúdo do campo REF (SKU) que é um código informado pelo logista quando cria um produto. O campo REF pode ser alterado conforme o logista desejar.

Ao final da configuração, em sua conta do Instagram será criado um botão Loja. Nesta área aparecerão as publicações com produtos marcados.

Ativar Compras no Instagram em seu perfil

Para começar a marcar produtos em suas publicações e stories no Instagram

– Entre em seu perfil comercial no Instaram, em seu telefone;
– Toque no ícone dos três pontos () ou no ícone de engrenagem no canto superior direito;
– Toque em Compras (Shopping) em Configurações do negócio;
– Toque em Continue;
– Selecione o catálogo que você deseja usar com as compras no Instagram;
– Toque em Concluir;

Para marcar seus produtos em suas Postagens

– Selecione uma foto ou um vídeo e adicione legenda, efeitos e filtros.
– Toque nos produtos da foto que você deseja marcar. Para vídeos, uma bandeja será exibida para você selecionar até cinco produtos para marcação.
– Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa.
– Toque em Concluir.
– Toque em Compartilhar.

Para obter uma prévia das publicações e salvar um rascunho, clique em Prévia dos produtos marcados ou Salvar rascunho. Você pode marcar produtos em publicações novas e existentes com seu perfil profissional do Instagram. Você pode marcar até cinco produtos por publicação de uma única imagem e publicações de vídeo ou 20 produtos por publicação de várias imagens.

Exemplo de uma publicação no Instagram com produtos marcados.

O Instagram Shopping não está ativo em minha conta

Caso, após ter feito todos os passos acima, o Instagram Shopping ainda não esteja disponível em sua conta, siga os passos abaixo:

Entre no Gerenciador de Catálogos do Facebook. Nos catálogos criados em sua conta do Facebook, selecione o catálogo que acabou de criar. Clique no link Configurar Compras no Instagram ou Ver casos de uso.

Entre no menu Canais, dentro do Gerenciado de Catálogos, conforme imagem abaixo.

Clique no item Compras no Instagram

Se todos os passos já forma realizados, basta clicar no botão Ativar Instagram Shopping e seguir os passos para selecionar o catálogo.

Caso você ainda não tenha iniciado a configuração do Instagram Shopping (Compras no Instagram), o link que aparece é Ver casos de uso.
Se sua conta já foi aprovada para Compras no Instagram, o link que aparece é Configurar Compras no Instagram.

Se sua conta do Instagram ainda não foi aprovada para o Instagram Shopping, siga os passos para solicitar a ativação do Compras em sua conta.